Otimismo com retomada do turismo internacional marca chegada de voo da TAP ao Aeroporto de Natal

Praticamente lotado, foi assim que o Airbus A 330 da companhia aérea portuguesa TAP pousou na noite desta quarta, 03,  no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. Essa chegada encerrou um período de 19 meses sem conexões internacionais nos aeroportos do Rio Grande do Norte. O voo direto entre Lisboa e Natal terá frequência semanal de três vezes, com pousos e decolagens nas quartas, sextas e sábados e marca a retomada do turismo internacional no Rio Grande do Norte em um momento em que a vacinação contra Covid-19 avança e o número de casos diminui.

Os 161 passageiros foram recepcionados em solo, de forma calorosa, pela equipe da Emprotur que entregou brindes e água de coco para os turistas. O retorno da aérea portuguesa ao Rio Grande do Norte aconteceu a partir de muita articulação do Governo do Estado, que realizou uma série de reuniões com a direção da companhia até o anúncio do retorno, feito em setembro.  O Diretor Presidente da Emprotur, Bruno Reis, esteve no aeroporto e celebrou o retorno da ligação aérea com a Europa. “Foram meses de negociação envolvendo diretamente a governadora Fátima Bezerra com  a diretoria da TAP para a gente retomar essa rota para o Rio Grande do Norte, e a nossa expectativa [com o retorno do voo direto] é que venham bastante turistas europeus para essa próxima temporada de verão”, afirmou Reis.

A recepção também foi acompanhada por membros do trade turístico potiguar que também estão com boas expectativas para a retomada da ligação de Natal com a Europa. “Esse momento é um divisor de águas, a TAP liga Natal ao mundo. As agências de viagem estão muito otimistas com essa retomada do internacional, e com certeza a ocupação do voo vai aumentar nos próximos meses”, analisou Michelle Pereira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV-RN).

Otimismo com o retorno da TAP também é percebido pelo setor de hotelaria que enxerga uma maior ocupação de leitos já para a alta estação 2021/2022. “As expectativas são as melhores possíveis com a chegada desse voo internacional vindo da Europa. Agora recebemos o turista estrangeiro, esse chegando com mais dinheiro e com uma permanência maior. A nossa rede hoteleira é muito grande e precisa muito desse momento de retomada, sofremos muito por mais de um ano e esse é um momento muito esperado pelo nosso turismo, a indústria que mais gera empregos no Rio Grande do Norte”, falou Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-RN).

As operações no Brasil são tidas como relevantes para a TAP, que anunciou um maior incremento de rotas para o país a partir da abertura de Portugal para turistas brasileiros, realizado no início de setembro.  “É uma grande satisfação para a TAP retornar a Natal depois de um interregno causado pela pandemia. O índice de vacinação continuando como está, e a doença sob controle, podemos atrair o máximo de visitantes europeus a Natal. Neste momento é crucial que se faça investimentos para esclarecer o público europeu a vir para o Brasil. Havendo aumento de demanda, a nossa expectativa é chegar ao voo diário que é o nosso grande desafio e aquilo que almejamos realmente”, avaliou Mário Carvalho – diretor geral da companhia aérea portuguesa no Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

en_US