14 de agosto de 2023

Sírio aponta que mais de 90% dos turistas que visitaram o RN pretendem voltar ao estado

Relatório de 2023 apresenta dados e informações públicas completas sobre o perfil do turista que visitou o Rio Grande do Norte de janeiro a abril.

O perfil, interesses e expectativas de gastos dos turistas que chegam ao Rio Grande do Norte nos primeiros quatro meses do ano foram lançados no Sírio – Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte. De acordo com a plataforma de informações, 91,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar a visitar o estado. O gasto médio por pessoa é de R$ 332,78. Foram ouvidos 2.585 visitantes, nos polos que contemplam as cidades de Natal, Tibau do Sul e Pipa, São Miguel do Gostoso e Mossoró.

Criado por meio de parceria do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com o Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o Sírio tem como proposta servir como ferramenta na utilização da inteligência e planejamento estratégico para o setor do turismo no estado.

O Painel do Turismo 2023 ainda trouxe para o público um quadro de avaliações acerca da infraestrutura do segmento no estado. De acordo com a pesquisa, as opções “ótimo” e “bom” somaram 90% da avaliação dos turistas entrevistados.

Quando questionados sobre o por que da escolha do Rio Grande do Norte como destino, a pesquisa apontou que belezas naturais (65%), localização (13%) e variedades de atrativos (7%) foram os fatores que os visitantes mais levaram em consideração na escolha.

Sírio

O Sírio é uma ferramenta aberta ao público criada em 2021 para fornecer informações para o segmento turístico, um dos mais importantes na economia potiguar. Para construção do documento, que alimenta a plataforma virtual, foram entrevistados turistas em Natal, Tibau do Sul e Pipa, São Miguel do Gostoso e Mossoró, nos principais locais de acesso do público: aeroporto; terminal rodoviário; além de pontos de fluxo turístico, como hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e atrativos turísticos.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a importância do Sírio como ferramenta estratégica. “Trata-se de uma excelente indicador para que os empresários do trade possam melhor direcionar a cada público aquilo que o nosso visitante anseia encontrar”, destacou.

A cada ano, os painéis são atualizados com novas pesquisas, realizadas ao longo dos meses, trazendo dados mais recentes e mostrando como o turista desse período se comportou ao longo do tempo.

Para a diretora-presidente da Emprotur, Roberta Duarte, o Sírio tem sido um importante suporte na utilização da inteligência para direcionar a promoção turística. “A ferramenta se mostra um item fundamental dentro das nossas escolhas estratégicas.  Dando condições de se realizar investimentos de forma inteligente”, pontuou a gestora.

 

;