6 de novembro de 2023

Sistema Fecomércio RN assina termo de cooperação para implantação do DEL Turismo em Pernambuco

Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré serão localidades beneficiadas com a implantação da metodologia que visa alavancar o desenvolvimento do turismo

O presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, e os diretores do Senac RN, Raniery Pimenta (Regional) e Leandro Trigueiro (Educação Profissional) estiveram em Pernambuco na sexta-feira, 03, onde assinaram o termo de cooperação com a Fecomércio PE para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local DEL nos municípios de Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha.

A iniciativa visa implementar uma política de turismo por meio de um modelo de gestão participativa, capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, gerando uma melhor qualidade de vida nos municípios contemplados.

O programa DEL Turismo prevê a construção desse modelo de gestão envolvendo as prefeituras, empresários do trade turístico e comunidade organizada de cada cidade.

“Para estes municípios que já vivenciam o DEL Turismo, os frutos são inúmeros. Agora, vamos iniciar um trabalho para além do território potiguar e que certamente renderá muitos frutos com reflexos diretos e positivos para o turismo pernambucano”, celebrou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Pernambuco será o segundo Estado do Nordeste a implantar a metodologia que une atores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do turismo local. Para tanto, foi firmado um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio RN, que executa o programa no Nordeste, por meio do Senac.

Na oportunidade, a comitiva potiguar visitou as instalações do Hotel Sesc Guadalupe, o primeiro hotel do regional no litoral, acompanhados do presidente do Sistema Comércio PE, Bernardo Peixoto.

DEL Turismo

O Programa DEL Turismo tem como finalidade desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, ajudando a fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. O programa adota um modelo de gestão participativa, pelo qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e os setores produtivos.

No Rio Grande do Norte, 11 municípios já implantaram a iniciativa, desenvolvido por meio do Senac. O DEL é um programa executado com base na metodologia alemã que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo ou da economia local.

;